Olá! Seja bem vindo ao nosso site.
O encontro será realizado no estúdio da Rede Gazeta, em Vitória, com transmissão ao vivo pela televisão, no g1 e Globoplay, além do site A Gazeta. Os debates começam logo após o programa "Estrela da Casa".
A jornalista Rafaela Marquezine, apresentadora do Gazeta Meio Dia, vai mediar o debate de Linhares, cidade do Norte do Espírito Santo. Já o debate dos candidatos de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do estado, vai ser conduzido pela jornalista e apresentadora do Boa Noite Espírito Santo, Daniela Abreu.
Participarão dos debates os nomes que disputam o comando das cidades do Espírito Santo, cujos partidos têm representação no Congresso Nacional, conforme prevê a Lei 9.504/97.
Em Linhares foram convidados os candidatos:
Bruno Marianelli (Republicanos)
Lucas Scaramussa (Podemos)
Maurinho Rossoni (PL)
Em Cachoeiro de Itapemirim, os candidatos convidados foram:
Casteglione (PT)
Diego Libardi (Republicanos)
Ferraço (PP)
Léo Camargo (PL)
Lorena Vasques (PSB)
As regras do debate foram apresentadas no dia 12 de setembro e assinadas pelos representantes dos candidatos de Linhares. E com os de Cachoeiro de Itapemirim, no dia 17. Todos eles concordaram e as regras foram entregues à Justiça Eleitoral.
O g1 questionou todos os candidatos sobre o que esperam do debate. Veja a seguir qual foi o posicionamento dos candidatos a prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim.
Casteglione (PT)
"Estou com uma expectativa muito boa para a noite de sábado, me preparando para que os únicos beneficiados desse momento seja o povo de Cachoeiro. É um momento ímpar para que o eleitor conheça profundamente as propostas dos candidatos, principalmente as minhas e possam escolher o melhor para a nossa cidade. Participar de debates é um dos momentos mais importantes da campanha eleitoral, porque é a promoção da democracia e é a partir dela que eu acredito na vitória", comentou o candidato.
Ferraço (PP)
"Debates são fundamentais para apresentar propostas. Espero que o da TV Gazeta seja respeitoso e focado em ideias. Ofensas desviam do foco: as soluções para nossa comunidade", disse o candidato.
Léo Camargo (PL)
"A expectativa para o debate é que ele seja democrático e transparente, proporcionando ao povo cachoeirense a oportunidade de ouvir todas as propostas e decidir com clareza quem está preparado para colocar nossa cidade no lugar de destaque que ela merece, à altura do caráter e da grandeza de sua gente. Esperamos que todos os candidatos compareçam para esse momento crucial para a democracia. Este é o momento de mostrarmos quem realmente está preparado para liderar Cachoeiro com seriedade e coragem", disse.
Lorena Vasques (PSB)
"Expectativa de um debate em alto nível, onde todos nós possamos apresentar nossas propostas para Cachoeiro, ajudando o eleitor a entender qual a melhor opção para administrar a cidade, sempre com muito respeito entre os candidatos e, principalmente, respeito à população e a enorme audiência da TV Gazeta. Nesse debate vamos mostrar para as pessoas que temos o melhor projeto e que temos capacidade para fazer Cachoeiro continuar a crescer e avançar", disse a candidata.
Diego Libardi (Republicanos)
"Pretendo apresentar nossas propostas construídas a partir de intenso diálogo com a população e diversos segmentos, e mostrar que temos as melhores soluções para Cachoeiro. Vamos levar nossa mensagem de vida nova para Cachoeiro, que vem do sentimento da população nas ruas e em todos os lugares que temos visitado nesta campanha, onde o clamor popular é por renovação. E que é possível levar nossa cidade a um novo patamar de desenvolvimento econômico e social", disse.
Confira na íntegra a nota do candidato Ferraço:
"Estou avaliando minha participação no debate promovido pela TV Gazeta, pois reconheço a abrangência e importância do canal e a relevância de dialogar com a população.
Infelizmente, temos observado que muitos debates têm se transformado em verdadeiros circos, onde o foco se desloca para ataques pessoais e desqualificação dos adversários. Essa prática desrespeita os eleitores e desvirtua o objetivo maior de discutir ideias e propostas que realmente beneficiarão nosso município e seus moradores.
Reiteramos nosso elevado respeito pela TV Gazeta e por todos os seus profissionais, e desejamos que o ambiente político seja capaz de recobrar o necessário respeito e civilidade", informou.
Com informações G1/ES