Olá! Seja bem vindo ao nosso site. 

 23 de Maio de 2024

ALES: As desfiadeiras de siri podem se tornar patrimônio cultural imaterial do Estado do Espírito Santo. Essas trabalhadoras produzem um dos itens da torta capixaba, prato muito consumido na Semana Santa. O Projeto de Lei (PL) 144/2024, de Tyago Hoffmann (PSB), está tramitando na Assembleia Legislativa (Ales).

 

Na justificativa da proposição, o parlamentar ressalta que as desfiadeiras vêm ao longo dos anos desenvolvendo uma atividade artesanal de grande importância para a cultura e gastronomia do Estado. “Em Vitória, na região da Ilha das Caieiras, as desfiadeiras trabalham extraindo a carne do siri, um crustáceo abundante das águas da região”, destaca.

 

Ele lembra que o produto das desfiadeiras, além da torta, também é utilizado na muma de siri, outro prato típico da culinária capixaba, além da casquinha, do pastel e da coxinha de siri. “O crustáceo enriquece a gastronomia capixaba, tornando um símbolo da identidade cultural regional”, argumenta.

 

Hoffmann salienta que em 1º agosto é comemorado o “Dia das Desfiadeiras de Siri”, onde é celebrada essa tradição regional. “Na Ilha das Caieiras, em um mundo de constante transformação, as mulheres da comunidade encontraram no siri uma fonte de sustento e uma forma de expressar sua identidade cultural. Permanecem como um exemplo inspirador de como tradição e sabor podem se unir para criar um patrimônio gastronômico único”, conclui.

 

Se o PL for aprovado e virar lei, a nova legislação começa a valer a partir de sua publicação em diário oficial.

 

Tramitação

 

O projeto foi lido no Expediente da sessão ordinária do dia 19 de março e encaminhado para as comissões de Justiça, Cultura, Turismo e Finanças.

 

Foto/Reprodução

 

 

 

 

 

Com informações Web Ales

Últimas Notícias

Vídeo - Canal Livre

Clima / Tempo

Colunistas

Dicas das Estradas

Destaques

 

Parceiros do PDN