Olá! Seja bem vindo ao nosso site. 

 23 de Maio de 2024

ALES: Uma celebração que mistura fé, tradição e cultura está perto de se tornar patrimônio histórico cultural imaterial do Espírito Santo. A Festa de São Sebastião e São Benedito, realizada em Nova Almeida, no município de Serra, remonta à história do naufrágio de um navio negreiro ocorrido na costa do balneário em meados de 1800. A proposta é do deputado Coronel Weliton (PRD), por meio do Projeto de Lei (PL) 57/2024, que tramita no Legislativo estadual.

 

Conta a história que “em meados de 1800 um navio negreiro naufragou na costa de Nova Almeida, e durante o naufrágio alguns homens conseguiram se salvar segurando o mastro do navio, e em forma de agradecimento pelo milagre recebido eles fizeram a banda de Congo formada por instrumentos já conhecidos na região africana e também instrumentos confeccionados pelos Índios, assim louvavam a Deus pela intercessão de São Benedito”, explica o parlamentar na justificativa da matéria.

 

“Simultaneamente a isso, a Festa de São Sebastião e São Benedito reúne um misto de fé, devoção e alegria. Ocorre a celebração de missas na histórica Igreja e Residência dos Reis Magos. Além disso, inúmeras bandas de congo saem em procissão pelas ruas de Nova Almeida ao lado de uma réplica do navio ‘Palermo’, que é carregado por devotos dos santos católicos”, complementa.

 

Principal símbolo do festejo, o mastro é trazido por uma procissão marítima, que é aguardada pela multidão de fiéis e turistas, às margens do Rio Reis Magos. “Depois disso, a multidão, formada por crianças, jovens e adultos, segue atrás das bandas de congo e do navio Palermo em nova procissão pelas principais avenidas do balneário até chegarem à Praça da Igreja dos Reis Magos, onde acontece a tão esperada hora da fincada do mastro”, acrescenta.

 

Tramitação

 

O PL tramitará nas comissões de Justiça, Turismo, Cultura e Finanças antes de ser analisado em plenário pelos parlamentares. 

 

 

 

 

 

 

Com informações Web Ales

 

Últimas Notícias

Vídeo - Canal Livre

Clima / Tempo

Colunistas

Dicas das Estradas

Destaques

 

Parceiros do PDN